Identificação dos Cursistas

domingo, 7 de junho de 2009

Cursista 1:

Eu sou a Mari Cristine Pedroso Sanches, feminino, tenho 39 anos, natural de Dom Pedrito, solteira, tenho dois filhos ( gêmeos), professora, trabalho no municipio há 20 anos. Souformada em Letras pela Universidade da Urcamp, desde 1993, procuro realizar um trabalho que leve o aluno a participar socialmente e politicamente sendo critico, responsável e construtivo adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Leciono na quinta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr José Tude de Godoy. Esta turma tem vinte e sete alunos. Menos da metade não gostam de realizar atividades de leitura, não tendo ajuda dos pais; apesar de já terem sido solicitados aos mesmos que incentivassem a leitura em casa. Cerca de vinte alunos apresentam dificuldade na ortografia, acentuação e estrutura textual, os demais escrevem bem, mas não possuem um vocabulário rico. A turma não possui o hábito de analisar e revisar o próprio texto. Sua leitura é fluente em mais da metade dos alunos, entretanto tem um número reduzido que lê com dificuldade, troca de letras e pausadamente. Na interpretação um número pequeno que não consegue extrair as informações explicitas ou não do tema abordado. Considerando essas lacunas, que alguns possuem espero encontrar no Gestar II o caminho para desenvolver o interesse pela leitura e escrita. que seja feita de uma forma prazerosa e agradável e não sacrificada. Contribuindo assim para o crescimento e formação de um individuo cidadão, capaz de confrontar os textos lidos com outros textos e opiniões posicionando-se criticamente diante deles.

Cursista 2:

Eu sou Nilvea Simões Martins, sexo feminino, 46 anos, natural de Dom Pedrito, casada. Possuo 3 filhaas, sou professora do Ensino Fundamental, licenciada em Letras pela Urcamp/Bagé, atuo nas escolas municipais Tude de Godoy e Alcides Maia nas seguintes turmas: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série. A dificuldade que percebo com relação ao ensino da Língua Portuguesa é que os alunos não valorizam a sua língua, diga-se, também, a sua Pátria, suas origens.Há uma falta, muito grande, de civismo. Talvez tivéssemos que modificar ou adequar o currículo diante da atual realidade. Como aluna do Gestar II, penso que sempre há muito o que aprender e, não podemos deixar de aproveitar as oportunidades de crescimento que nos são ofertadas.

Cursista 3:

Sandra Cavalheiro Soares conta atualmente 43 anos de idade, é natural de Dom Pedrito , RS, solteira, não tem filhos; atua como professora titular na 6ª, 7ª e 8ª séries em escola da rede municipal de Ensino Fundamental Completo Argeny de Oliveira Jardim. Com formação em licenciatura plena em Letras com habilitação em Português e Literatura pela URCAMP ( Universidade da Região da Campanha). Paralelamente atua como professora na rede estadual de ensino com a EJA (Educação de Jovens e Adultos).Em 2008 teve a primeira oportunidade de participar de curso de Formação Continuada no AEE (Atendimento Educacional Especializado)a distância.Pretende aprimorar as práticas pedagógicas e profissionais na 8ª série na escola municipal aplicando os conhecimentos e desenvolvendo atividades propostas pelo projeto Gestão da Aprendizagem Escolar, Gestar II.A turma tem um número considerável de 14 alunos o que facilitará muito o atendimento mais direcionado às reais necessidades desta;a classe conta com alunos que não têm acesso à leitura fora da escola, as tarefas são sempre realizadas durante o processo na sala de aula, uma vez que as lições de casa não são muito levadas a sério e não tem aproveitamento maior, devido a falta de recursos e incentivo da família;acredita-se que com o apoio dos formadores do Gestar II serão adotadas estratégias mais eficazes e o ambiente proporcionado será aquele espaço prazeroso, de partilha; onde os alunos trabalharão de forma cooperativa e coletiva em busca da construção e da apropriação do conhecimento. Sendo o curso de aperfeiçoamento e atualização, que garante a qualidade no processo ensino-aprendizagem, baseado numa concepção sócio-construtivista, espera-se positivamente que o professor conhecendo seus alunos, investigando e refletindo adote novas formas didático-pedagógicas em seus atuais projetos educativos. Desde já agradece a todos que colaboraram para que este programa se concretizasse e lisonjeada aguarda pelo convívio fraternal e amigável com os colegas cursistas e formadores em que este curso de grande valia desenvolver-se-á.

Cursista 4:

Meu nome é Zoila Maria Bueno Martins, pertenço ao sexo feminino, tenho 44 anos, nasci em Dom Pedrito , sou casada e tenho 2 filhos. Sou professora, no momento atuo como vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alda Seabra. Sou formada em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Não tenho outros cursos relacionados à educação, pelo menos, não recentes. Estou no magistério desde que comecei a trabalhar, há 24 anos.Atuo na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Patrocínio, este ano com Literatura nos 3 anos do ensino médio. Até o ano passado, sempre trabalhei com Língua Portuguesa nos primeiros anos. Na Escola Alda Seabra, hoje sou vice-diretora, mas já trabalhei com Língua Portuguesa na 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental. Minhas turmas eram bastante heterogêneas, alguns alunos tinham facilidade para leitura e interpretação; outros, bastante dificuldade. Nas questões onde era cobrada a gramática, ortografia e produção de texto, aqueles, normalmente se saiam bem, enquanto estes, desinteressavam-se cada vez mais pelos estudos. Creio que a dificuldade na aprendizagem está na falta de motivação tanto por parte do aluno quanto do professor; e, espero que o Gestar II auxilie a mim e as minhas colegas a sanar este problema que vem nos atingindo há tempo devido às dificuldades encontradas para nos dedicarmos a um aperfeiçoamento das nossas próprias habilidades e competências.

Cursista 5:

Eu sou Vanessa Adolfo Maria de Vargas, sexo feminino, tenho 28 anos, brasileira, casada, sem filhos e professora. No momento, tenho pela manhã 7ª e 8ª e à tarde 1º ano, as turmas da manhã são na Escola Municipal Alexandre Vieira e a da tarde é na Escola Estadual Alzira Barcellos.Sou formada em Letras- habilitação Português e Espanhol e respectivas Literaturas- pela URCAMP- Universidade da Região da Campanha-e recentemente fiz um curso de Pós-Graduação lato sensu de Educação Especial e Práticas Inclusivas promovido pela Portal Faculdades, visando qualificar-me para melhor atender meus alunos. Dentro do magistério já atuei com 1º ano, 3ª , 5ª , 6ª , 7ª e 8ª séries, no ensino médio tive turmas de 1º, 2º e 3º anos.Escolhi para aplicar os conhecimentos adquiridos no GESTAR II a turma de 8ª série da escola Alexandre Vieira, por se tratar de uma turma madura, com diversos níveis de aprendizagem, bastante assídua, com alguns casos de repetência, participativos na maioria das vezes.Tenho observado que enquanto professora de Língua Portuguesa tento transmitir aos alunos uma visão crítica do mundo, fazendo com que pensem na sua realidade, analisem e tentem transformá-la. Mas, muitas vezes desespero-me pois percebo que eles avançam sem ter estrutura para isto, e demonstrando total descaso para com os estudos, o conteúdo visto em sala de aula precisa ser repassado em casa e isto não acontece.Espero que o GESTARII me ajude a fazer com que meus alunos aprendam sem precisar rever o conteúdo em casa, pois isto eles não fazem mesmo, e que alguns motivem-se a continuar estudando.

Cursista 6:

Meu nome é Débora Colman Machado Ferreira, sou uma mulher de 28 anos, natural de Dom Pedrito, solteira, não tenho filhos, sou professora, cursei magistério, e fiz faculdade de Letras com habilitação Português e Espanhol na URCAMP de Dom Pedrito.
Antes de ingressar no serviço público fui Supervisora do censo 2007 do IBGE, também trabalhei como professora substituta e particular.
Atuo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Argeny de Oliveira Jardim com a disciplina de Português nas 5° e 6° séries no turno da manhã, e também com uma turma de alunos de 2° ano no turno da tarde.
São turmas com alunos de várias idades, alguns com histórias de vida sofridas, seja pela situação econômica ou pelo descaso dos pais com a sua educação.
Acredito que a dificuldade na aprendizagem apresentada pelos alunos, seja pelo fato de muitos ainda não conseguirem ler de forma adequada.
Alguns deles chegam á 5° série sem saber ler e interpretar sozinhos. Fato esse que dificulta a aprendizagem e faz com que a maioria imagine a Língua Portuguesa como sendo uma disciplina difícil.
Com esse pensamento eles criam uma barreira que se torna quase intransponível pelo professor. Somente uma aula criativa e diferenciada pode chamar a atenção desses alunos e fazê-los entender que a dificuldade existe em todas as situações das nossas vidas, mas que a nossa inteligência faz com que consigamos superá-la.
Os alunos que conseguem ler e interpretar assimilam a disciplina mais facilmente.

Cursista 7:

Meu nome é Nara Núbia Schardong Cardosonatural de Carazinho / RS.Estudei e residi na minha cidade natal até 1976. Neste ano, fui residir em Santa Maria onde,permaneci até 1987. Concluí o ensino médio - Magistério - na Escola Estadual Olavo Bilac.Chegando a Dom Pedrito em 1987, depois de haver trabalhado no comércio santamariense por quatro anos, iniciei trabalando como auxiliar de escritório e ingressei na Faculdade deLetras em Bagé. Me formei em 1991 e só fui chamada a lecionar em 1997.Fui nomeada para a zona rural em uma escola que estava recebendo implantação progessista das séries finais do ensino fundamental inclusive trabalhando com português e educação física.Completei minha faculdade com licenciatura em Espanhol, que foi oferecida em Bagé, nosfinais de semana.Atualmente trabalho com Espanhol e História nas quatro séries finais e Português em oitava série.Não apraz-me a idéia de voltar a residir na zona urbana, uma vez que casei-me e tive dois filhos,dos quais a menina hoje com dez anos, estuda na escola onde trabalho e ambos, ela e o menino que completou três anos no mês corrente, gozam de muita liberdade, uma vida saudável na zona rural.AbraçoNara Núbia Schardong Cardoso.

Cursista 8:

Meu nome é Nilza Mara Pereira, sou do sexo feminino e tenho 31 anos de idade. Nasci na cidade de Arroio do Tigre, de onde saí com 17 anos. Meu estado civil é “solteira”, mas vivo com um companheiro há três anos e não tenho filhos. Sou professora de Português e atualmente exerço a profissão na cidade de Dom Pedrito.
Formei-me em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2003. Durante a faculdade, atuei em vários projetos, destacando bolsas de trabalho em secretaria no Hospital Universitário de Santa Maria e bolsa de pesquisa pelo programa de Licenciaturas da universidade (projetos de redação e português como língua estrangeira). Nessa ocasião, participei de vários congressos e seminários de pesquisa, como ouvinte e, especialmente, apresentando trabalhos. Possuo também várias publicações em anais e na Revista do Curso de Letras da UFSM.
Em 2004, entrei no programa de Pós-Graduação da UFSM, na modalidade mestrado (Estudos Literários – Literatura Portuguesa), com apoio da bolsa Capes/Cnpq. Ainda no ano de 2004, estudei na Universidade Estadual de Campinas através de um convênio existente entre UFSM e UNICAMP, terminando o curso em 2006, com apresentação da dissertação “A Utilização do Elemento Grotesco na Construção do Discurso da Obra O Conquistador de Almeida Faria”.
Minha primeira atuação como professora foi em julho de 2007, quando fui nomeada para o Ensino Fundamental de Dom Pedrito. Desde então, trabalho com 5ª e 6ª séries. No primeiro ano, trabalhei na Escola Alda Seabra; já no ano seguinte, pedi transferência para a Escola Alexandre Vieira, onde leciono atualmente. Trabalho com três turmas, uma de 6ª série, com 37 alunos e duas 5ª séries, que somam 50 alunos. Entre essas turmas, escolhi a 5ª série A para a aplicação das técnicas trocadas no curso Gestar II.
Essa turma é formada por 25 alunos, apresentando relativos problemas de disciplina e aprendizado. O que me fez optar por ela é uma característica bastante específica e que já se repetiu no ano passado: existe uma divisão entre os alunos, as meninas e meninos ocupam cada grupo um lado da sala de aula e não há integração, nem mesmo em trabalhos em grupo.
Meu objetivo é conseguir vencer essa diferença, unindo a turma e melhorando o aprendizado. Enquanto aluna do Gestar II, espero encontrar, junto a meus colegas, uma resposta para os problemas que enfrentamos na educação, assim como pressupostos teóricos na área da prática pedagógica, na qual possuo muitas carências em vista de não possuir o curso secundário de magistério e da pouca experiência em sala de aula.

Cursista 9:

Um pouquinho de mim - Meu nome é Tirzá Madruga Machado Moraes, tenho trinta e oito anos, sou natural de Dom Pedrito,Sou casada, Tenho dois filhos: o Tayan e a Taline. Desde criança, sempre gostei de ensinar, divertia-me muito com meus alunos imaginários Fui uma aluna como todas as outras, estudei na escola Alzira Barcellos da 1° à 5° série, após fui estudar na Escola Nossa Senhora do Horto, como era uma escola particular, realizava pequenos serviços para ajudar a pagar meus estudos. Estudando nessa escola descobri que escrevia muito bem, e a secretária da escola disse que eu deveria cursar a faculdade de Letras. Achei que ela estava certa e assim fiz. Cursei a faculdade de letras em Bagé, na Urcamp, o o começo foi difícil pois não havia conseguido crédito educativo, pensei até em desistir porque não queria sacrificar meu pai, mas com a graça de Deus logo fui contemplada com o crédito e tudo ficou mais fácil. No último ano da faculdade, fui nomeada para lecionar na zona rural do município de Dom Pedrito enfrentei mais dificuldades, pois estudava à noite na cidade de Bagé e lecionava na campanha, em Dom Pedrito e para chegar até a escola dependia de carona. Muitas vezes parei na estrada e chorei. Depois de certo tempo, vim trabalhar na escola Anna Riet onde estou há quinze anos. Mais tarde ingressei na faculdade e conclui o curso de Língua estrangeira, espanhol. Prestei concurso para o estado e fui nomeada para o ensino fundamental, trabalhei durante um ano na escola Urbano das Chagas, então, fui nomeada para o ensino médio, optei por este e fui trabalhar na escola Bernardino Ângelo, onde atuo hoje. Trabalho com 7° e 8° séries (Língua Portuguesa) e de 5° à 8° séries (Língua Espanhola) na escola do município e leciono no ensino médio, totalidade 8 e 9 na escola do estado como professora de Língua Portuguesa. Sou uma professora apaixonada pelo que faço, reconheço que trabalhar com a disciplina de Língua Portuguesa não é fácil, temos muitos trabalhos para corrigir, muitas atividades realizadas fora do nosso horário de trabalho, sem contar com a imensa dificuldade que os alunos têm para lidarem com a língua, tais como: dificuldade para interpretar, produzir textos, falta do hábito de leitura em consequência disso a escrita deixa a desejar. Acredito que todos os professores deveriam unirem-se na tentativa de mudar esse quadro que não diz respeito só as aulas de Língua Portuguesa, mas é competência de todas as disciplinas , pois em todas elas necessita-se ler, compreender e escrever.Espero que o "Gestar" aumente meus conhecimentos e me torne uma professora melhor já que amor pelo que faço, requisito básico para competência profissional, este eu possuo.

Cursista 10:

Meu nome é Simone Silva Alves, sexo feminino, tenho 38 anos de idade, sou natural de Dom Pedrito, sou casada e tenho um filho.
Sou professora, graduada em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas, pela URCAMP (Universidade da Região da Campanha). No momento atuo como coordenadora pedagógica e professora de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental e Filosofia, no Ensino Médio. Participei de diversos cursos de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), bem como ministrei outros tantos. Tenho dezessete anos de Magistério Público Municipal e nove de Magistério Público Estadual. No município, já lecionei em classes multisseriadas na zona rural. Atuei em todas as séries do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Trabalhei em escolas particulares de Ensino Médio e de Educação Infantil. Tive também, a oportunidade de trabalhar durante quatro anos na Secretaria Municipal de Educação onde exerci a função de coordenadora pedagógica da área de Língua Portuguesa e Estrangeira, desenvolvendo vários projetos, entre eles uma Biblioteca Itinerante e um Projeto de Incentivo à Leitura nas escolas municipais da zona urbana.
No momento exerço as funções de coordenadora pedagógica e professora de Língua Portuguesa na 8ª série da Escola Alcides Maia e professora de Filosofia no 1º ano e de Língua Portuguesa no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Cândida Corina Taborda Alves.
Percebo que os alunos têm uma imensa dificuldade no uso a Língua Portuguesa devido ao fato de não gostarem de ler e de escrever. É uma questão de hábito e se nós como professores soubermos trabalhar a leitura e a escrita de forma persistente e incessante, conseguiremos, sim, resultados positivos. A maior dificuldade que encontro com relação aos meus alunos é que não conseguem perceber a utilidade do estudo da língua para suas vidas, por isso não aprendem e não querem aprender, achando tudo muito difícil, principalmente em se tratando de verbos. Outra dificuldade é o fato de não conseguirem expressar, através da escrita, seus pensamentos. Não apresentam apenas problemas ortográficos, mas estruturais como coerência, coesão, lógica, sentido e concordância.
Minhas expectativas com relação ao Gestar II são de aquisição de métodos e sugestões de atividades que facilitem o meu trabalho junto aos meus alunos em sala de aula com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino.

0 comentários: