4º Encontro (Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 11 e 12)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

4º Encontro


Aula 16/06/2009

- Escolher o redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

1ª parte – Realização de uma tarefa;
2ª parte – Assunto da unidade;
3º parte –Relato da Lição de Casa;
4º parte – Avaliação da oficina;
5ª parte – Próxima aula.

1) A formadora apresenta uma técnica. Textos previamente escolhidos para as cursistas analisarem e classificarem. Dividir a turma em GO (grupo de observação )e GV (grupo de verbalização). Depois da técnica, o GO expõe o que observou sobre o GV: como foi feita a classificação dos textos, as dificuldades encontradas, os comentários mais relevantes durante a ralização da tarefa,a classificção foi feita por tipologias ou genêros, houve dificuldade na hora divisão, o que é necessário para escolher um texto...
2) A formadora expõe os tópicos mais relevantes das unidades 11 e 12 e as cursistas interagem.
3) Uma cursista de cada vez expõe como foi sua tarefa (o que deu certo, o que não deu... Enquanto isso os colegas escutam e anotam suas opiniões para, após, dar sugestões à colega ou parabenizá-la.
4) Avaliação coletiva.
5) Explicação da próxima aula.


Tópicos:


- Primeiro momento foco nas tipologias textual;



SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS (FINITOS)




NARRATIVO
DISSERTATIVO (exposição/argumentação)
DESCRITIVO
PREDITIVO
INJUNTIVO

DOMINIO DISCURSIVO


GÊNERO LITERÁRIO (fruição estética)
GÊNERO NÃO LITERÁRIO (utilitários)


- Objetivos sempre socio comunicativos adequados a cada situação, por isso organizamos nossos textos de várias maneiras diferentes. Isso corresponde aos gêneros textuais.

- Reconhecimento do que aprendemos intuitivamente sobre as situações socio comunicativas em que trabalhamos com a linguagem.

- Tipos mais frequentes que trabalhamos na escola descritivo e narrativo;

- Os gêneros e os tipos são “misturados”. Não aparecem puros em um texto. Trabalhamos com a predominância de um. Isso chamasse sequência tipológica;

- A sequência tipológica é definida pelos trechos do texto que apresentam um certo padrão de organização das estruturas linguísticas.(uso da gramática)

- Observar na pag. 99 (O drama da geada) como as sequências narrativas e descritivas se entrelaçam. O gênero é literário. Certo? E a predominância da tipologia? (Tipologia narrativa/Gênero Literário = Conto)

- A leitura sempre nos mostra o foco principal através da sua organização de ideias. É o conjunto de ações que conduzem a uma determinada situação.

- A maioria dos textos se organizam assim: intercalando sequências tipológicas. O importante é saber que um tipo se destaca para servir de fio condutor à interpretação do leitor e à intenção do autor.

- Nos textos de predominância narrativa percebemos mudança de estado, ordem nos eventos. Faz o leitor saber dos fatos. Exige uma sequência lógica, cronológica dos fatos. Apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Relação de causa e efeito. Bom para trabalhar verbos, tempos verbais, advérbios, conjunções...

- Nos textos de predominância descritiva percebemos que o mais importante são as características das coisas, a intenção do autor é levar o leitor a compor mentalmente uma cena ou uma imagem, portanto aqui a seguência pode ser aleatória (espácio-temporal) . Bom para trabalhar adjetivos.

- Será sempre necessária a compreensão global do texto para detectarmos as “pistas” gramaticais que justificam uma classificação tipológica predominante.

- Podemos concluir que os tipos textuais são definidos de acordo com as diferenças na maneira de organizar as ideias. Além de enfatizarmos ora características, ora ações, também utilizamos classes gramaticais, expressões e palavras diferentes em um ou em outro tipo textual.

- As tipologias injuntiva e preditiva muitas vezes aparecem de forma secundária nos textos, por isso são tão poucos explorados pelos professores.

- Nos textos injuntivos pedimos, convocamos ou ordenamos. O objetivo deste tipo de texto é levar o leitor a fazer alguma coisa. Bom para trabalhar vocativo, modo imperativo (cartas, bilhetes, bula, placas...)

- O aluno não precisa conhecer o nome INJUNTIVO, mas o professor precisa trabalhar os gêneros textuais que comportam esta tipologia porque ela é muito presente no nosso dia a dia.

- O mesmo acontece com a tipologia preditiva. Ela é muito comum nos gêneros conhecidos como horóscopos, previsão de tempo, por exemplo. Os textos preditivos são caracterizados por predizer alguma coisa, ou levar o leitor a crer em alguma coisa. Bom para estudar o futuro.

- A dissertação é a tipologia mais explorada em sala de aula. Esta tipologia caracterizasse por analisar e interpretar dados ou fatos (tem um tema) de uma realidade, usando para isso conceitos abstratos, pontos de vista, reflexão. A reflexão em cima dos fatos e dados são mais relevantes. Trabalhar coesão e coerência pois aqui a ordem dos fatos não é o mais importante e sim a conexão entre elas. Além de verbos, conjunções, preposições, orações, regências...

- A dissertação pode ser expositiva ou argumentativa. Quando temos um resumo (gênero não literário) onde as ideias podem ser aceitas, independentemente de crenças ou convicções estamos diante de um texto dissertativo expositivo. (objetivo de esclarecimento). Quando essas ideias dependem da minha aceitação, da minha visão de mundo, exige dom leitor uma posição, estamos diante de uma dissertação argumentativa (gênero não literário = crônica). (objetivo de convencimento)


- Segundo momento = Gênero e tipos textuais (conversar sobre a técnica do começo da aula)

Plano composicional

Interior do texto = tipologia - organização linguística e
Exterior do texto = gênero - estrutura linguística/socio comunicativa)


- Analise da pag. 155.

- A intertextualidade acontece entre tipo e entre gêneros pg 165.


Quem lê tem ideias. Internaliza os conhecimentos. Lê as linhas e as entre linhas.

- Próxima aula:

Ainda na aula a professora pede para as cursistas escreverem em um papel:

- O que é letramento?
- O que é alfabetização?

Recolher a tarefa e pedir para as cursistas lerem o TP4 unidades 13 e 14.

- No começo da próxima aula a professora coloca no quadro uma síntese do que apareceu como resposta a Letramento e Alfabetização no dia 16/06 e faz a mesma pergunta na próxima aula, após a leitura do TP4 e compara as respostas para analise das cursistas.

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