5º Encontro (Leitura e Processos de Escrita I - Unidades 13 e 14)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Aula 23/06/2009

- Escolher o redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

1ªparte - A professora escreve no quadro: Somos todos letrados ou todos alfabetizados nesta sala? E no Brasil?
2ª parte – Documentário Saberes e Sabores
3ª parte – DVD TV Escola “Leitura também é coisa de criança” “Para ser cidadão da Cultura Letrada”
4ª parte - Assunto da unidade;
5ª parte – Realização de uma tarefa do TP4;
6º parte –Relato da Lição de Casa;
7º parte – Avaliação da oficina;
8ª parte – Próxima aula.

1) A formadora, sem entrar no assunto do TP4, faz as perguntas às cursistas, e sem se aprofundar deixa-as pensando. Após coloca na tela as ideias sobre o que é Letramento e Alfabetização que mais apareceram como resposta quando perguntado no final da aula passada.
2) Sem ainda entrar no TP4 e sem ainda ter definido com as cursistas o que é Letramento e Alfabetização, a formadora passa um documentário sobre Saberes e Sabores.
3) A formadora, dando sequência, passa o DVD TV Escola sobre: “Leitura também é coisa de criança” “Para ser cidadão da Cultura Letrada” e aproveita a oportunidade para mostrar para as cursistas os DVDs 12, 17, 18 e 20, que elas podem usar como sugestão de aulas. Exemplo:
- DVD 12: Um Mundo Imerso em Palavras, O Poder das Histórias, Caminhos para Ler o Mundo.
- DVD 17: Análise do Poema de Manuel Bandeira
- DVD 18: Análise de Letras de Músicas
- DVD 20: Construção coletiva de uma história; Carta de intenções; Escolhendo livros na biblioteca; Hora do jogo; Conto de fadas; Trabalhando com poemas,...
4) A formadora expõe os tópicos mais relevantes das unidades 13 e 14 e as cursistas interagem.
Neste momento confrontamos o que dissemos sobre Letramento e Alfabetização (no final da aula passada) com o que diz o TP4 – Unidades 13 e 14, e nos autoavaliamos fazendo as alterações necessárias na nossa lista sobre o que é Letramento e Alfabetização.
5) Realização de uma Lição de Casa.
6) Uma cursista de cada vez expõe como foi sua tarefa (o que deu certo, o que não deu... Enquanto isso os colegas escutam e anotam suas opiniões para, após, dar sugestões à colega ou parabenizá-la. (Escolhemos 3 cursistas)
7) Avaliação coletiva.
8) Explicação da próxima aula.


RESPOSTAS DAS CURSISTAS SOBRE O QUE É LETRAMENTO E O QUE É ALFABETIZAÇÃO (AINDA NESTE MOMENTO NÃO ESCLARECEMOS SE ESTA CERTO OU ERRADO)

O que é Letramento?

- são a percepção, decifração e representação dos sinais gráficos.
- é ter o contato com o texto.
- é saber que existe uma forma escrita de comunicação.
- é a identificação das letras.
- é a apresentação do mundo das letras.
- são textos que levam o aluno à alfabetização.
- é o mergulho no mundo das letras, saber o poder das palavras.
- é ler sem ver sentido
- é adquirir competência dentro da língua (difusão e aquisição de cultura)


O que é Alfabetização?

- é a leitura fluente, a escrita e a compreensão das diferentes situações comunicativas.
- é saber interpretar essa forma de comunicação escrita, compreender a idéia, a intenção do texto.
- é o domínio da leitura e da escrita.
- é o começo a aprendizagem (saber ler e escrever)
- é usar o conhecimento das letras e das palavras no cotidiano
- é ler e interpretar
- é conhecer as letras
- conhecer as letras e os sinais gráficos, saber escrever.
- é decodificar os símbolos.

RESPOSTAS DAS CURSISTAS SOBRE O QUE É LETRAMENTO E O QUE É ALFABETIZAÇÃO APÓS SOCIALIZAÇÃO DAS IDEIAS.

O que é Letramento?

- é o mergulho no mundo das letras, saber o poder das palavras;
- é adquirir competência dentro da língua (difusão e aquisição de cultura);
- é a leitura reflexiva, a escrita e a compreensão das diferentes situações comunicativas;
- é saber interpretar essa forma de comunicação escrita, compreender a ideia, a intenção do texto.


O que é Alfabetização?

- é o domínio da leitura e da escrita no sentido de decodificação e reconhecimento as palavras e letras;
- é o começo da aprendizagem (saber ler e escrever);
- é usar o conhecimento das letras e das palavras no cotidiano como decodificação e reconhecimento destas;
- é ler e interpretar;
- é conhecer as letras;
- conhecer as letras e os sinais gráficos, saber escrever;
- é decodificar os símbolos.

TÓPICOS:

- O objetivo principal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola é a leitura e produção de textos.
- Letramento é um processo de aquisição que se dá a vida toda.
- A leitura não é só decodificação.
- O leitor não é passivo.
- De acordo com os conhecimentos prévios haverá emoções, reflexões, nada será inconsciente.
- Decodificação – sentido – significado = relação conhecimento com a compreensão.
- Interpretação para chegar na Compreensão = Alfabetização para chegar no Letramento.
- O processo da leitura se dá pela interação do leitor com o texto não é só decodificação dele, é o processo de reconhecimento dos sentidos dele. É reconhecer significados explícitos e implícitos da intencionalidade do texto e do meu conhecimento prévio.
- O significado do texto não está só nele. Ele depende das condições da leitura e do leitor.

Processo da leitura


DECODIFICAÇÃO

LEITOR Significado da leitura TEXTO



CONHECIMENTOS PRÉVIOS INTENÇÃO


INTER RELAÇÃO


- Existe o indizível do escritor.
- Existe o indefinível para o aluno.
- A alfabetização (escrita alfabética) serve ao letramento. O letramento é a contextualização da alfabetização.
- O letramento considera tanto a leitura como a escrita como práticas sociais e é a base para todo o ensino a partir de textos. Por isso é mais abrangente que a alfabetização e tem estreita relação com a cultura.
- O letramento indica as funções e usos sociais da leitura e da escrita.
- Quando trabalhamos leitura e escrita a partir de uma perspectiva de letramento temos um processo de ensino aprendizagem que busca as questões sociais, situações sociocomunicativas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido pelo leitor e o conhecimento novo trazido pela intenção do texto. Fazer uma reflexão sobre as práticas sociais. Isso é ler o mundo. Isso é ser letrado.
- Conhecer as letras e palavras é ser alfabetizado. Interagir com as palavras é ser letrado.
- Trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que nos levem a praticar e refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, dependendo dos objetivos e dos temas propostos.
- Satisfazer a curiosidade. A curiosidade como forma de despertar o interesse pela leitura. Criar a leitura significativa implica criar nos alunos motivos para ler. Sentir necessidade de ler.
- Quando trabalhamos a partir da reflexão sobre os textos e a função que a escrita exerce em dada situação estamos privilegiando um olhar cultural sobre a língua (letramento)
- Ler o mundo é um dos fatores que influenciam no desenvolvimento do conhecimento sobre os usos e funções da escrita. (diferentes gêneros textuais) Função comunicativa
- O letramento se refere aos modos que a escrita se apresenta na nossa sociedade, seus usos e suas funções nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada.
- Em nossa sala de aula devemos ensinar, discutir e criticar os usos e funções da escrita a partir da observação do meio em que vivemos.
- Quando tratamos a escrita a partir da perspectiva do letramento temos que considerar o papel que essa exerce na comunidade. As formas em que se apresenta na nossa cidade, os gêneros textuais que são preferidos pela comunidade...
-Compreensão e leitura exemplificam bem letramento e alfabetização:
(...) a compreensão é um ato interpretativo e criativo, determinado pelas intenções e pelo conhecimento prévio de quem le não somente pelas palavras de quem escreve.
O ler esta relacionado com o reconhecer as palavras e os significados.
A compreensão do texto utiliza essas palavras para construir imagens, pensamentos, reflexões, raciocínios.
-É importante construir nossas aulas numa sequência utilizando os recursos da oralidade escrita e leitura de forma processual. Da mesma forma, de acordo com a situação que estamos interagindo e os objetivos da comunicação utilizamos os gêneros de forma diferenciada.
- Objetivos da leitura: eles é que definem não só a procura do texto a ser lido mas também os procedimentos de leitura e a compreensão dele, alem d empenho feito no ato de ler.


“Aprender não é ouvir é estar envolvido”.

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