3º Encontro (Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 9 e 10)

domingo, 14 de junho de 2009

Aula 09/06/2009

Lembretes:

- Um redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

- Sempre trazer o plano de aula que fez e os comprovantes dos alunos. (portfólio do cursista)

- Registrar elementos importantes da aula e, após dividir com a turma.

1ª parte – Assunto da unidade;
2ª parte – Relato da Lição de Casa;
3º parte – Realização de uma tarefa;
4º parte – Avaliação da oficina;
5ª parte – Próxima aula.

1) A formadora fala e os cursistas interagem.
2) Uma cursista de cada vez expõe como foi sua tarefa (o que deu certo, o que não deu... Enquanto isso os colegas escutam e anotam suas opiniões para, após, dar sugestões à colega ou parabenizá-la.)
3) Escolher uma tarefa das unidades 9 e 10 e criar uma aula. Expor para as colegas. (grupos)
4) Avaliação coletiva.
5) Explicação da próxima aula.


Tópicos importantes das unidades 9 e 10:

- Podemos ler tudo porque tudo é marca textual. (competência sociocomunicativa x intuitivo)

- Leitura não é só decodificação, o leitor não é passivo. De acordo com os conhecimentos prévios haverá emoções, reflexões, nada será inconsciente.

- A criticidade é uma competência que o leitor tem. É uma habilidade a ser desenvolvida, mas ele pode ler e interpretar sabendo reconhecer as marcas. (intuitivo x sistematizado)

- O texto do aluno fala com o professor. Ele fala o que o aluno sabe e o que o aluno precisa aprender.

- A idéia não é reconhecer gênero e sim a intencionalidade por traz do gênero.

Intenção - reflexão - sócio interacionismo

Por exemplo: Procuro alertar meus alunos sobre o desmatamento da Amazônia. Melhor texto? Escolho a tipologia narrativa, mas dentro da narrativa qual o gênero? Poesia, reportagem...(depende do que quero produzir no meu aluno (reflexão sobre o assunto, consciência...))

- Como o professor medeia a aula, ele gera uma reação no aluno. (ensinar a fruição)

- A partir do momento que começamos a ouvir e a conversar com nossos alunos eles passam a querer saber.

- Texto (centro da aprendizagem – pretexto)

decodificação - produzir sentido - significado

- O processo da leitura se dá pela interação do leitor com o texto não é só a decodificação dele, é o processo de reconhecimento dos sentidos, significados explícitos e implícitos da intencionalidade do texto e do meu conhecimento prévio.

O significado do texto não esta só nele. Ele depende das condições da leitura e do leitor. (Nova Escola – Produzir textos sem escrever)

  • PROCESSO DA LEITURA
  • SUJEITO ATIVO
  • DECODIFICÇÃO
  • LEITOR
  • SIGNIFICADO DA LEITURA
  • TEXTO
  • CONHECIMENTO PRÉVIO
  • INTENÇÃO
  • INTERAÇÃO

    - A leitura precisa de planejamento.

    - Existe o indefinível para o aluno. Isso é normal.

    - Quem lê tem idéias, sabe argumentar. Ele internaliza os conhecimentos. Lê as linhas e as entrelinhas.

    SEQUENCIAS TIPOLÓGICAS (FINITOS)

  • NARRATIVO
  • DISSERTATIVO
  • DESCRITIVO
  • INJUNTIVO
  • PREDITIVO

GENEROS (INFINITOS)

  • CARTÃO
  • BULA
  • CONVITE
  • POSTAL...

DOMINIO DISCURSIVO

GÊNERO LITERÁRIO (fruição)

(FUNÇÃO STÉTICA)

  • Épico (poemas de época)
  • Dramático (teatro)
  • Narrativo (ficção)
  • Lírico (poesia)

GÊNERO NÃO LITERÁRIO

(UTILITÁRIOS)

  • Anuncio
  • Propaganda
  • Reportagem
  • Convite...

“A forma de dizer é tão importante quanto aquilo que é dito”.

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