Aula 09/06/2009
Lembretes:
- Um redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).
- Sempre trazer o plano de aula que fez e os comprovantes dos alunos. (portfólio do cursista)
- Registrar elementos importantes da aula e, após dividir com a turma.
1ª parte – Assunto da unidade;
2ª parte – Relato da Lição de Casa;
3º parte – Realização de uma tarefa;
4º parte – Avaliação da oficina;
5ª parte – Próxima aula.
1) A formadora fala e os cursistas interagem.
2) Uma cursista de cada vez expõe como foi sua tarefa (o que deu certo, o que não deu... Enquanto isso os colegas escutam e anotam suas opiniões para, após, dar sugestões à colega ou parabenizá-la.)
3) Escolher uma tarefa das unidades 9 e 10 e criar uma aula. Expor para as colegas. (grupos)
4) Avaliação coletiva.
5) Explicação da próxima aula.
Tópicos importantes das unidades 9 e 10:
- Podemos ler tudo porque tudo é marca textual. (competência sociocomunicativa x intuitivo)
- Leitura não é só decodificação, o leitor não é passivo. De acordo com os conhecimentos prévios haverá emoções, reflexões, nada será inconsciente.
- A criticidade é uma competência que o leitor tem. É uma habilidade a ser desenvolvida, mas ele pode ler e interpretar sabendo reconhecer as marcas. (intuitivo x sistematizado)
- O texto do aluno fala com o professor. Ele fala o que o aluno sabe e o que o aluno precisa aprender.
- A idéia não é reconhecer gênero e sim a intencionalidade por traz do gênero.
Intenção - reflexão - sócio interacionismo
Por exemplo: Procuro alertar meus alunos sobre o desmatamento da Amazônia. Melhor texto? Escolho a tipologia narrativa, mas dentro da narrativa qual o gênero? Poesia, reportagem...(depende do que quero produzir no meu aluno (reflexão sobre o assunto, consciência...))
- Como o professor medeia a aula, ele gera uma reação no aluno. (ensinar a fruição)
- A partir do momento que começamos a ouvir e a conversar com nossos alunos eles passam a querer saber.
- Texto (centro da aprendizagem – pretexto)
decodificação - produzir sentido - significado
- O processo da leitura se dá pela interação do leitor com o texto não é só a decodificação dele, é o processo de reconhecimento dos sentidos, significados explícitos e implícitos da intencionalidade do texto e do meu conhecimento prévio.
O significado do texto não esta só nele. Ele depende das condições da leitura e do leitor. (Nova Escola – Produzir textos sem escrever)
- PROCESSO DA LEITURA
- SUJEITO ATIVO
- DECODIFICÇÃO
- LEITOR
- SIGNIFICADO DA LEITURA
- TEXTO
- CONHECIMENTO PRÉVIO
- INTENÇÃO
- INTERAÇÃO
- A leitura precisa de planejamento.
- Existe o indefinível para o aluno. Isso é normal.
- Quem lê tem idéias, sabe argumentar. Ele internaliza os conhecimentos. Lê as linhas e as entrelinhas.
SEQUENCIAS TIPOLÓGICAS (FINITOS) - NARRATIVO
- DISSERTATIVO
- DESCRITIVO
- INJUNTIVO
- PREDITIVO
GENEROS (INFINITOS)
- CARTÃO
- BULA
- CONVITE
- POSTAL...
DOMINIO DISCURSIVO
GÊNERO LITERÁRIO (fruição)
(FUNÇÃO STÉTICA)
- Épico (poemas de época)
- Dramático (teatro)
- Narrativo (ficção)
- Lírico (poesia)
GÊNERO NÃO LITERÁRIO
(UTILITÁRIOS)
- Anuncio
- Propaganda
- Reportagem
- Convite...
“A forma de dizer é tão importante quanto aquilo que é dito”.
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