Apresentação I: Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto. (pg 118 a 134)
Tópicos levantados:
- Todas as pistas, informações e instruções (relacionadas a comunicação sócio-comunicativa) oferecidas ao leitor servem como elementos responsáveis pela continuidade de sentidos nos textos. Ao uso desses elementos ou conjuntos de recursos linguísticos chamamos de COESÃO TEXTUAL.
Apresentação II: Analisar mecanismos de coesão referencial. (pg 135 a 149)
Tópicos levantados:
- COESÃO REFERENCIAL
*sentido;
*interpretação;
*pista;
*referência.
- COMO OCORRE?
*advérbios;
*pronomes.
Apresentação III: Analisar mecanismos de coesão sequencial. (pg150 a 163)
Tópicos levantados:
- COESÃO SEQUENCIAL = PROGRESSÃO TEMÁTICA
- Continuidade de sentidos que levam o leitor a...
*preposições;
*advérbios;
*conjunções;
*reiteração;
*ordenação de ideias.
Apresentaçã IV: Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto. (pg181 a 198)
Tópicos levantados:
- Relações de temporalidade:
*sustentam a coerência textual;
*localizam fatos (tempos)
*(verbos, substantivos, pronomes, advérbios)
- Relações de Identidade:
*são referencias;
*comparação;
*igualdade;
*sinônimo.
Apresentação V: Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação. (pg199 a 214)
Tópicos levantados:
- Efeitos da negação = ambiguidade - podem servir para orientar a compreensão do texto em uma certa direção. Exemplo de termos usados: não, nenhum, nada, ninguém, nem, nego que...
Apresentação VI: Analisar relações lógicas de contrução e significados implícitos na leitura e produção de textos. (pg215 a 231)
Tópicos levantados:
- Pistas = relações de implicação - construímos significados implícitos. Aprender a ler.
- Relações de abrangência de significado;
- Relações de condição;
- Relações de conclusão;
- Construção de sentidos de um texto.
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