APRESENTAÇÕES TRABALHOS TP5

segunda-feira, 27 de julho de 2009






























Apresentação I: Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto. (pg 118 a 134)








Tópicos levantados:




- Todas as pistas, informações e instruções (relacionadas a comunicação sócio-comunicativa) oferecidas ao leitor servem como elementos responsáveis pela continuidade de sentidos nos textos. Ao uso desses elementos ou conjuntos de recursos linguísticos chamamos de COESÃO TEXTUAL.










Apresentação II: Analisar mecanismos de coesão referencial. (pg 135 a 149)




Tópicos levantados:




- COESÃO REFERENCIAL





*sentido;




*interpretação;




*pista;




*referência.




- COMO OCORRE?




*advérbios;




*pronomes.








Apresentação III: Analisar mecanismos de coesão sequencial. (pg150 a 163)








Tópicos levantados:








- COESÃO SEQUENCIAL = PROGRESSÃO TEMÁTICA




- Continuidade de sentidos que levam o leitor a...




*preposições;




*advérbios;




*conjunções;




*reiteração;




*ordenação de ideias.








Apresentaçã IV: Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto. (pg181 a 198)








Tópicos levantados:








- Relações de temporalidade:




*sustentam a coerência textual;




*localizam fatos (tempos)




*(verbos, substantivos, pronomes, advérbios)








- Relações de Identidade:




*são referencias;




*comparação;




*igualdade;




*sinônimo.








Apresentação V: Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação. (pg199 a 214)








Tópicos levantados:








- Efeitos da negação = ambiguidade - podem servir para orientar a compreensão do texto em uma certa direção. Exemplo de termos usados: não, nenhum, nada, ninguém, nem, nego que...








Apresentação VI: Analisar relações lógicas de contrução e significados implícitos na leitura e produção de textos. (pg215 a 231)








Tópicos levantados:








- Pistas = relações de implicação - construímos significados implícitos. Aprender a ler.




- Relações de abrangência de significado;




- Relações de condição;




- Relações de conclusão;




- Construção de sentidos de um texto.
















0 comentários: