8ª Oficina (Unidades 19 e 20 - TP5)

segunda-feira, 27 de julho de 2009









Aula 14/07/2009

- Escolher o redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

1ª parte - A formadora coloca no quadro a pergunta lançada no final da aula passada.
2ª parte – Assunto da unidade;
3ª parte - Relato da Lição de Casa;
4ª parte – Realização de uma tarefa do TP5;
5ª parte - Avaliação da oficina;
6ª parte – DVD
7º parte - Próxima aula.

1) A formadora coloca no quadro a pergunta lançada no final da aula passada:
“Gostamos quando obtemos a reação esperada às nossas ideias? Como costumamos fazer isso?”
Abre espaço para um debate sobre a frase. (10 min)
2) A formadora, dando sequência, em vez de expor os tópicos relevantes das unidades para analise com as cursistas, dividi a turma em duplas e cada dupla é responsável para sintetizar, usando as atividades do TP, cada seção das unidades, e após fazer as devidas apreciações junto à turma.
Exemplo: - Unidade 19:
* Uma dupla vai sintetizar o objetivo: identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
* Outra dupla vai sintetizar, usando também as atividades do TP o objetivo: analisar mecanismos de coesão referencial;
* Outra dupla vai sintetizar, usando também as atividades do TP o objetivo: analisar mecanismos de coesão sequencial.
*Isso também ocorrerá com a unidade 20.
OBS: Optei fazer este momento desta forma porque, já há algum tempo, venho notando que nem todas as cursistas realizam as atividades do TP. (100 min)
3) Uma cursista por vez comenta como foi a realização da sua Lição de Casa.
Essa atividade é feita concomitantemente à atividade anterior para interagirmos com o que as colegas expõem e com o resultado de suas práticas.
4) A formadora dividi a turma em três grupos para realização de uma tarefa que, após, será comentada pra conclusão da Unidade. (100 min)
5) Juntas as cursistas expõem suas opiniões sobre a oficina do dia. (10 min)
6) A formadora solicita uma tarefa para a próxima oficina, que será oficina livre com os professores de Ciências, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Educação Artística. A tarefa solicitada é trazer um exemplo de atividade que os professores podem englobar à Língua Portuguesa. (20 min)

TÓPICOS:
- O tópico principal das duas unidades finais do TP5 é: como organizamos nossos textos para atuar socialmente com a linguagem.
- As relações lógicas eu vão sendo marcadas no texto à medida que ele vai sendo elaborado, ou interpretado, são de complexa sistematização, mas não deixam de ser intuitivamente conhecidas pelos falantes de Língua Portuguesa.
- Uma boa maneira de começar a trabalhar este tipo de objetivo (a coesão) são os textos publicitários que mobiliza conhecimentos e experiências de mundo de forma criativa, alem de recorrer a várias relações lógicas que apelam para o raciocínio de quem os elabora e os interpreta.
- Nunca devemos esquecer que o nível da transposição didática dos conceitos trabalhados deve atender ao nível de compreensão dos alunos, para que o conhecimento linguístico que é o que se objetiva seja alcançado.












0 comentários: