6º Encontro (Leitura e os Processos de Escrita I - Unidades 15 e 16)

domingo, 5 de julho de 2009

Aula 30/06/2009

- Escolher o redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

1ª parte - A formadora entrega perguntas para as cursistas como motivação sobre o assunto do TP.
2ª parte – DVD TV Escola “Escrita também é coisa de criança” e “Para aprender a escrever”
3ª parte – Assunto da unidade;
4ª parte - Realização de uma tarefa do TP4;
5ª parte – Relato da Lição de Casa;
6º parte – Avaliação da oficina;
7ª parte – Próxima aula.

1) A formadora entrega perguntas às cursistas sobre o assunto do TP a ser discutido. Cada cursista lê em voz alta a sua pergunta e, a formadora, diz que essas respostas nós devemos encontrar na aula de hoje. Justifica esse início como motivação para a aula sobre escrita. Começar com perguntas, o que elas podem fazer com seus alunos para motivá-los à aula.
2) A formadora, dando sequência, passa o DVD TV Escola sobre: “Escrita também é coisa de criança” e “Para aprender a escrever” .
3) Após o DVD a formadora expõe os tópicos relevantes das unidades para analise com as cursistas.
4) A formadora dividi a turma em dois grupos para realização de uma tarefa que, após, será comentada.
5) Uma cursista por vez comenta como foi a realização da sua Lição de Casa. (escolhemos 2).

TÓPICOS:
- Leitura e produção de texto são duas competências interligadas.
- Devemos realizar atividades que desenvolvam as habilidades de compreensão destas competências.
- O ato de ler envolve uma complexidade – ler para aprender. Por isso é uma tarefa que exige disposição, esforço. Ler é ter curiosidade pelo mundo.
- Três fatores são fundamentais para ajudarmos nossos alunos a desenvolverem bem as competências de leitura e produção textual: 1)é importante a formulação adequada de perguntas que instiguem o aluno a ter a curiosidade da leitura para aprender; 2)é importante a analise das respostas atingidas; 3)e é importante ajudar o aluno a perceber a estrutura do texto como conhecimento importante para a compreensão global do texto.
1)
- A leitura deve sempre ser considerada um meio: lemos sempre para alguma coisa.
- As perguntas devem ser usadas como um meio para chegar ao (re)conhecimento do texto, por isso deve ser usada durante todo o processo da leitura. A capacidade de fazer perguntas dos nossos alunos é tão ou mais importante do que a capacidade de responder às nossas perguntas. Isso reflete uma atitude investigativa, crítica, que tanto queremos alcançar com nossos alunos. As perguntas devem ir além da intenção de avaliação, devem servir para o leitor interagir com o texto, refletir sobre ele.
As perguntas podem ter diferentes finalidades: (pg 121)
a) Fazer o leitor pensar sobre o texto;
b) Fazer o leitor pensar sobre o assunto;
- Algumas perguntas estão claras e diretamente apresentadas no texto;(explícito)
- Algumas perguntas exigem um pouco mais de cuidado do leitor. (implícito)
- Algumas perguntas pedem ao leitor uma resposta pessoal, baseada nos conhecimentos prévios.
- Algumas perguntas procuram levar o leitor a relacionar o texto a outros textos.
Saberemos formular melhor nossas perguntas quanto mais soubermos do texto, da intenção que queremos com ele e do conhecimento que temos da nossa turma.
2)
- O professor se resume a corrigir a parte formal: ortografia, pontuação...
-O professor deve saber os objetivos que levaram-no a fazer tal pergunta para poder avaliar o nível da resposta do aluno além das correções formais.
3)
- A organização do texto evidencia o plano do autor. Reconhecê-la aproxima o leitor a intenção do autor. Por isso a importância de saber as seqûencias tipológicas e os gêneros textuais (não sua nomenclatura e sim seus usos na sociedade).
- O esqueleto do texto tem muito a dizer sobre ele.
- Encontrar o fio condutor do texto (a ideia) ajuda a reconhecer a estrutura. (pag 128)
- Encontrando a idéia principal do texto os leitores conseguem encontrar uma lógica na sua estrutura e, então a sua intenção.
- Levar para as cursistas um dos livros didáticos do Projeto Araribá (Editora Moderna – que trabalha muito bem essa idéia de estrutura textual)
- O resumo é um excelente indicador de uma boa compreensão o que foi lido. Revela a capacidade do leitor de separar o essencial o acessório.

A comunicação escrita se dá a partir de um trabalho processual.

- A escrita esta associada às práticas orais e de leitura.
- O desenvolvimento da escrita depende da prática, por isso é interessante que as aulas sejam planejadas em sequências de atividades que valorizem a produção de significados que tornam a escrita comunicativa.
- A escrita deve agir sobre o leitor é um instrumento para dirigir, informar, divertir, emocionar, persuadir...
Escrevendo...
- Quando começamos a escrever devemos perceber a importância da situação sociocomunicativa para projetar a redação.
- O aluno deve perceber que é necessário revisar seu texto antes, durante e depois da escrita, considerando elementos como o assunto, a audiência, o objetivo. Caminho circular.
- O professor deve instigar a pré-escrita – situações de leitura e pesquisa, momentos de discussão oral, planejamento, antes da escrita propriamente dita.
O planejamento da produção... (pag 190)
O que? Para quem? Por que? Quando? Onde? Como?
- Tudo depende da situação sociocomunicativa.
- O autor tem que ter :
a) Consciência da audiência = saber para quem escrever.
b) Relevância do conteúdo = saber as informações relevantes.
c) Sequência da informação = saber as informações mais importantes é fundamental para saber como estruturá-las.
d) Nível de formalidade = saber a intenção ajuda a perceber o grau de formalidade a ser usado.
e) Convenção = gênero a usar.
- O professor não deve prender-se apenas às correções formais. Deve observar a coerência, a coesão.
Forma e conteúdo se relacionam para que possamos nos comunicar, por isso temos que considerar a situação sociocominicativa.

PERGUNTAS DADAS AS CURSISTAS:

Como você faz as perguntas relativas a um determinado texto a seus alunos?

Você sabe o que quer por traz da pergunta que faz ao aluno sobre o texto?

Você estimula a leitura por busca de conhecimento, informação?

Você promove situações de perguntas (deles ou sua) que ajudam o aluno na produção de significado do texto?

Você sabe o que quer como resposta às suas perguntas?

Seu aluno reconhece a intenção do texto através de sua estrutura?

Como ajudar meu aluno a perceber a estrutura do texto?

O ato de criação depende de um dom ou não?

Como você acha que uma pessoa desenvolve o prazer de escrever?

Como você ministra suas aulas de redação?

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