7º Encontro (Unidades 17 e 18 - TP5)

terça-feira, 14 de julho de 2009











Aula 07/07/2009

- Escolher o redator para registrar nossa aula (Ata) (pontos mais importantes/importante anotar as sugestões de aulas).

1ª parte - A formadora começa pela analise do texto da página 255.
2ª parte – Texto: A moça tecelã;
3ª parte – Realização de uma analise das Unidades 17 e 18 do TP5;
4ª parte – Relato da Lição de Casa;
5ª parte - Avaliação da oficina;
7º parte - Próxima aula.

1) A formadora sem dar muita explicação pede para as cursistas abrirem na pg 255 e analisarem o texto, observando imagens, composição... A formadora anota tudo que foi dito no quadro. A formadora pode ir orientando fazendo poucas perguntas como: O que vocês “leram primeiro? ; Qual a relação das gravuras com a empresa? ...”
2) A formadora avisa que durante toda a aula retomaremos às anotações e ao texto. E faz a leitura do texto: A moça Tecelã. E no final pergunta: Qual a relação deste texto com o assunto das unidades 17 e 18?
3 e 4) Dividir a turma em pequenos grupos. Cada dupla é responsável pela analise de uma parte das unidades 17 e 18. Quando as cursistas forem debatendo com o grande grupo as partes mais importantes, elas devem relacioná-las com a Lição de Casa que fizeram e escolher um texto literário ou não literário, trazido pela formadora, para criar uma aula dentro do seu assunto para sugerir às colegas.
Exemplo: Um grupo fica com as pg 13 a 51 (Estilística). Então esta dupla tem que colocar em um papel pardo os tópicos mais relevantes sobre o seu conteúdo e debater com as colegas. Ao mesmo tempo tem que falar sobre a sua Lição de Casa e, através de um texto, trazido pela formadora e escolhido pela dupla, dar um exemplo de aula para as colegas dentro do seu assunto.
Outros grupos:
- Pg 69 a 82 = Coerência Textual
- Pg 83 a 106 = A construção da Coerência Textual
No final retomamos o texto do começo da aula e observamos o quanto a estilística, a coerência textual e a construção da coerência textual são relevantes na construção dos sentidos, assim como os conhecimentos prévios devidamente explorados (o que a formadora, propositalmente, não fez no começo da tarefa).
5) Juntas as cursistas expõem suas opiniões sobre a oficina do dia. (10 min)
6) A formadora coloca no quadro a pergunta: Gostamos quando obtemos a reação esperada às nossas idéias? Como costumamos fazer isso?

TÓPICOS RELEVANTES PARA AS CURSISTAS (COLOCADOS NAS SUAS APRESENTAÇÕES):
- Estilística igual e diferente da retórica;
- Estilística é o estudo do estilo, tem interesse pelos usos linguísticos;
- A Estilística trabalha com a sonoridade que é obtida pela repetição de sons, palavras, versos, estrofes e com o ritmo. Muitas vezes o sentido vai ara um segundo plano. Desperta o lúdico da língua. Ou seja, é possível brincar com as palavras.
- Também faz muito uso da entonação e da pontuação.
- A construção de um texto se dá pela unidade de sentido.
- O texto não verbal tem pistas não linguísticas, são compostos por códigos diversos.
- A coerência de um texto não esta no próprio texto ou na organização linguística: se constrói na leitura e na interpretação de pistas, códigos e informações entre o que sabemos e o que diz o texto.
A construção de um texto se dá através do equilíbrio entre as informações do leitor (conhecimentos prévios) com as informações novas.

0 comentários: