TAREFA I - ENCONTRO DE FORMADORAS -

domingo, 18 de outubro de 2009

A PARTIR DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS, EM GRUPOS, CONSTRUIMOS UM RESUMO COLETIVO SOBRE AS OFICINAS

QUESTÕES:


Pense...




1) Quais os critérios para seleção dos temas a serem abordados nas aulas?

2) Como o professor selecionou as atividades a serem realizadas com a turma?

3) Ao escolher os gêneros ele pensou na temática que o texto apresenta? Pensou na linearidade desse tema ao selecionar vários gêneros?

4) Ao aplicar a atividade, quais as maiores dificuldades ele encontrou?

5) Ao corrigir os trabalhos da turma, quais foram os maiores problemas na produção dos alunos? Houve reestruturação ou houve rescrita? Nesse processo houve algum crescimento do texto do aluno?

6) Como o professor efetuou a leitura com os alunos? Ele criou estratégias para levar o aluno a compreensão do texto em todos os níveis? Se não, o que falta ainda para você, enquanto formador, trabalhar com esse professor?

7) De que forma as teorias estudadas estão auxiliando o professor na preparação das aulas dele?

8) O professor percebeu  a importância do planejamento criterioso de sua aula? Se não percebeu, quais as atividades você deverá realizar para que ele perceba de forma clara essa necessidade?

9) Qual a concepção de ensino da língua que o professor cursista da sua turma apresenta? O que precisa ser modificado? Como fazer com que isso aconteça?

10) Como o professor cursista avalia o trabalho com o GESTAR II para o desenvolvimento dos alunos?

11) Quais os avançando na prática mais utilizados? Por quê?

12) Quais os problemas mais recorrentes nos relatórios dos cursistas?

13) Com relação aos Ampliando Nossas Referências , quais os temas que mais provocaram dificuldades?
RESUMO:

A primeira etapa do Gestar II foi um marco importante para as mudanças na visão do ensino e aprendizagem da língua Portuguesa nos municípios do RS.


Os professores cursistas do Gestar II selecionaram as atividades a serem trabalhadas com seus alunos primeiramente pelo interesse que despertava neles mesmos e, após, avaliava-se a relação dos conhecimentos prévios com o texto sócio-comunicativo proporcionado pela atividade.

A partir da Oficina I, referente ao TP3, sobre Gêneros Textuais e Tipologias, as cursistas passaram a valorizar a escolha dos gêneros no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Acreditamos que na etapa em que nos encontramos ainda não há clareza na ideia de linearidade por parte das cursistas, mas que isso poderá se concretizar no desenvolvimento e na aplicação do projeto.

Na nossa visão de formador, a grande dificuldade encontrada foi o professor cursista se desacomodar. Na visão deles, os grandes problemas foram o tempo que as atividades demandam e deficiência na compreensão e produção por parte dos alunos.

Durante a elaboração do trabalho escrito, os professores percebem a falta de organização das idéias decorrentes da dificuldade de abstração dos alunos.

A reestruturação e reescrita dos trabalhos dos alunos já é realizada pelos professores. Porém, muitos professores não sabem se realizam essa atividade de maneira adequada.

Através da realização dos TPs, as professoras qualificaram suas estratégias de leitura para levar os alunos a compreensão textual.

Houve uma mudança de foco na percepção de como o aluno aprende da mesma forma, ocorreu a valorização do tempo destinado ao planejamento das aulas.

Como parte indispensável dos TPs, os “Avançando na Prática” vêm para pormos em prática a percepção das teorias. Assim, os temas mais usados foram gêneros textuais, estilística, coesão e coerência.

O professor ainda é muito preocupado com as questões gramaticais descontextualizadas. Nesse sentido, o GESTAR II vem exercer a função de mudar a concepção desse educador trazendo a pratica sócio-interacionista da língua. O programa dá o suporte teórico-prático necessário para o desenvolvimento do aluno e à formação do professor.

0 comentários: