10º Encontro (UNIDADES 21 E 22 - TP6)

domingo, 18 de outubro de 2009

Ser Mestre


Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que pede sacrifício incrível! Tarefa que exige abnegação, tarefa que é feita com o coração! Nos dias cansados, nas noites de angústia, nas horas de fardo, de tamanha luta, chegamos até a questionar: Será, Deus, que vale a pena ensinar? Mas bem lá dentro responde uma voz, a que nos entende e fala por nós, a voz da nossa alma, a voz do nosso eu: - Vale sim, coragem! Você ensinando, aprende também. Você ensinando, faz bem a alguém, e vai semeando nos alunos seus, um pouco de PAZ e um tanto de Deus

Parabéns professor!!
 
ETAPAS DA OFICINA 10
 
1- Mensagem;


2- Cronograma;

3- Comentários blog;

4- Projeto;

5- Avaliação 1ª etapa Gestar II (registrar)

6- TP6 Oficinas 21,22,23,24

As cursistas foram recepcionadas com uma mensagem de Bom Retorno e de Parabéns pelo Dia do Professor. Após, combinamos como será a segunda etapa do GESTAR II, combinamos cronograma de atividades, visitas e comentários no blog, projetos, aulas, avaliações dos alunos (diagnóstico do CD). Ou seja, fizemos alguns "ajustes" para o bom andamento de nossos encontros.
 
Antes de começarmos a trabalhar o TP6, fizemos uma atividade de reflexão sobre a primeira parte do GESTAR II.
Levei às cursistas perguntas baseadas nas questões que nos foram feitas no encontro de formadoras como percepção aos resultados alcançados na primeira etapa do GESTAR II, na visão das formadoras. Transformei essas perguntas de modo que ficassem voltadas à percepção das cursistas, para que depois pudessemos confrontar as respostas.
 
As perguntas feitas as cursistas:
 
Pense...




1) Quais os critérios para seleção dos temas a serem abordados nas aulas?

2) Como você selecionou as atividades a serem realizadas com a turma?

3) Ao escolher os gêneros, pensaste na temática que o texto apresenta? Pensaste na linearidade desse tema ao selecionar vários gêneros?

4) Ao aplicar a atividade, quais as maiores dificuldades encontraste?

5) Ao corrigires os trabalhos da turma, quais foram os maiores problemas da turma, quais foram os maiores problemas na produção dos textos? Houve reestruturação ou houve rescrita? Nesse processo houve algum crescimento do texto do aluno?

6) Como efetuaste a leitura a leitura com os alunos? Criaste estratégias para levar o aluno a compreensão do texto em todos os níveis?

7) De que forma as teorias estudadas estão auxiliando-o na preparação das aulas?

8) Percebeste a importância do planejamento criterioso de sua aula?

9) Qual a percepção de ensino da língua que tu, professor cursista, apresenta? O que precisa ser modificado? Como fazer com que isso aconteça?

10) Como tu, professor cursista, avalia o trabalho com o GESTAR II para o desenvolvimento dos alunos?

11) Quais os avançando na prática mais utilizados? Por quê?

12) Quais os problemas, na tua opinião, mais recorrentes nos teus relatórios?


Resultado....

Resumo segundo as cursistas:

Para maior facilitação e adequação à turma, usamos temas de interesse comum.
As dificuldades foram de mobilizar o aluno a escrever sosbre o que foi proposto.
Durante a correção encontramos problemas na ortografia, estruturação textual, emprego dos sinais de pontuação e na coerência e coesão. Na maioria dos trabalhos foi necessário a restruturação e a reescrita. Com certeza, notamos um crescimento razoável.
Para efetuar a leitura usamos uma coversação informal e objetiva. Foi feito uma ambientação motivadora.
Com as teorias estudadas podemos definir bem os gêneros a serem adotados a cada série especificamente.
Quanto ao planejamento das aulas, sempre foi feito reafirmando o que costumávamos fazer. Em relação ao ensino da língua, percebemos que não só os professores da língua portuguesa, mas também os demais, devem aprimorá-la e enfatizá-la de forma a tornar os alunos leitores críticos.
O GESTAR II veio enriquecer nosso trabalho, contribuindo para o crescimento do educando.
Como jácitamos, os "Avançando na Prática", mais utilizados foram os que se referiam aos gêneros textuais do TP3, porque melhor se adaptam à nossa realidade.
Os problemas recorrentes seriam encontrar respostas que se adequassem ao nível da turma, tendo muitas vezes que serem modificadas em sua estrutura.


Diante desse resultado, coloquei às cursistas o texto criado pelas formadoras e debatemos as respostas de ambas (cursistas e formadoras) e concluimos, juntas, que estamos conseguindo nos comunicar muito bem em direção do melhor aproveitamento das aulas para a aprendizagem do aluno.

Outro fator muito interessante, que deu mais motivação para o encontro, é que a maior dificuldade colocada pelas cursistas foi o fato dos alunos terem problemas com a estruturação dos textos. O que veio muito ao encontro do nosso tema para começarmos a segunda etapa do GESTAR com o TP


Ao final deste momento demos início aos trabalhos com o TP6. Começamos nesta oficina, mas será finalizado na próxima.
As cursistas foram divididas em grupos. Cada grupo deverá explanar sobre o seu tema. Mas a explicação deverá ser mais foca em exemplos práticos do que em teoria. Os seja, em modelos de aulas sobre o assunto.

Temas:

Argumentação e Linguagem


Produção textual: Planejamento e escrita

Revisão e Edição

As Oficinas 10 e 11 sobre as Unidades 21, 22, 23 e 24 do TP6, foram assim organizadas por mim, para que haja mais interação e principalmente socialização de ideias e pensamentos sobre o assunto pelas cursistas, de modo que seja mais proveitoso para elas, e principalmente mais significativo, tendo em vista que os assuntos deste caderno de teoria e prática (reestruturaçãoe e reescrita) são o foco de maior preocupação das mesmas.

0 comentários: